quinta-feira, 1 de setembro de 2011

feramentas do google: o google analytics

 

   Se você tem um site de e-commerce é indispensavel monitorar o movimento de seu blog,quais são as ´paginas mais visitadas e identificar certas deficiencias, como talves falta de links ou pouco conteudo atraente.

   O melhor recurso da web que conheço para tal fim é sem duvidas o google analytics, nele você tem um relatorio detalhado de quantas pessoas visitaram seu site, de onde elas vieram, onde vivem(pais), a taxa de rejeição, etc..

   Taxa de rejeição é uma medida das pessoas que entram no seu blog/site e so ficam na 1ª pagina, como se dessem uma olhadinha e saissem.

    Assim você pode saber em qual pagina seu cliente estaciona antes de realizar uma compra e ver o qeu ha de erado nesta pagina, aumentando assim as comversoes de seu site.

   Por exemplo, se 30 % das pessoas que veem seu site chegam a pagina de compra mas apenas 3 % realmente compram seu produto, significa que você nao esta passado toda comfianla necessaria nesta parte.

   Para ter um site monitorado pelo  google analytics basta que voce va ate a pagina do serviço em http://www.google.com/analytics/ e entrar com o seu e-mail do gmail e senha(o mesmo que você usa no orkut)e cadastrar a url do seu site.

  Apos você ter feito todas as etapas do cadastro o analytics vai gerar um codigo html que voce deverá colar no seu site ou blog, mas é tudo muito bem explicado no prorpio serviço.

   Entao vai levar um ou dois dias para ele exibir um relatorio detalhado sobre tudo o que acontece em seu site.

 

    Veja o exemplo que axei na no google images:

 

  image

 

   Pelo geito é um blog ou site bem recente, note que a maioria do trafego ainda é de trafego direto, e apenas 7,3% dos visitantes estao chegando a pagina comprar , o que significa que a pagina principal nao esta sendo muito atraente.

   Ainda pode-se ver que todos os visitantes sao do brasil e que as visitas estao começando a aumentar.

  

 

   Se você gostou deste post entao asine nossa newsletter e receba nossas atualizações diretamente em seu e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário