quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Como utilizar links para aumentar o pagerank

 

    cats

Uma questão que está sendo muito discutida na internet é como os mecanismos de busca vêem os links de um site/blog e como utilizar links para SEO.

     Um link funciona como uma conexão por onde passa page-rank de um site para outro ou mesmo dentro de um mesmo site, se você ainda não sabe o que é pagerank leia o post como aumentar seu pagerank, que escrevi a pouco tempo.

     Porém existem varias pessoas na internet dizendo que deve-se utilizar links, outras dizem o contrario, isto deixa muitos blogueiros indecisos quanto ao uso ou não deles.

   A verdade é que os links servem como caminhos por onde os robôs de busca procuram páginas novas, servem como uma espécie de voto positivo a favor de seu site, nesse caso , quanto mais links existirem para seu site, melhor ele estará colocado nas paginas de resultados certo?

    A principio sim, mas existem alguns porém que devem ser levados em consideração, pois nem sempre os links ajudam um site a subir nos resultados.

   Por exemplo, o google pune varias técnicas de lincagem que visam aumentar pagerank de modo muito acelerado, como:

  • links trocados
  • spam
  • links de seu site para sites com baixo pagerank
  • excesso de links por período de tempo

   Na verdade os mecanismos de busca se esforçam para fornecer aos usuários os melhores resultados por esforço próprio, e casos como trocas de links são vistos como uma sabotagem, uma forma de se conseguir pagerank fácil,ao invés disso prefira trocar banners, e muitos links em pouco tempo faz parecer que seu site deve estar incentivando a criação de link, por exemplo.

    Mas o pior modo prejudicar a si mesmo através de links é lincando para sites de menor pagerank, o famoso blogrool por exemplo, é um suicidio de um blog, pois todo o seu pagerank acaba sendo transferido para outros sites através dele.

   Blogroll é uma lista de links para outros blogs que alguns blogs incorporam em suas páginas.

   Agora você deve estar pensando:

   Então é só não criar links para outros sites e pronto!

   Mas também não é bem assim, sem links para outros sites seu site também não vai receber links.

   Mas e o que eu faço então!!!

   Existem duas formas seguras de se criar links para outros sites sem ser prejudicado nas buscas:

  •    O uso do nofollow
  •    Lincar para sites com elevado pagerank
  •    O nofollow é um atributo de um link que diz para os robôs de busca não seguirem aquele link, mas não o use abusivamente, pois este artificio em excesso também não é muito bem visto.
  •     E quanto a lincar para sites de alto pagerank, é como se você fosse amigo de alguém importante, isso lhe da algum crédito, pode até ajudar no posicionamento nos mecanismos.
  •     Quanto a lincagem interna de um site, você já deve ter percebido se fez alguma pesquisa de pagerank em suas paginas que elas não tem todas o mesmo pagerank, isto se deve ao fato de que cada página é vista como uma fonte única de informação.
  •      Se você quiser que as suas paginas tenham um pagerank melhor distribuído faça um bom sistema de links internos.
  •     O hack tópicos relacionados é um bom exemplo.
  •     Mas não se esqueça que , ao mesmo tempo que as paginas com menor pagerank vão subir nas buscas, as com maior podem cair, pois o pagerank que é transferido a uma pagina é retirado da página que o enviou por um link.
  •    Antes de fazer qualquer alteração de links para SEO estude bem o status de seu site  e veja quais são as melhores maneiras de melhora-lo, para isto recomendo o pagerank calculator do próprio google, ele tem resultados bem precisos(é o google neh).

 

Se você gosto deste post assine nossa newsletter por e-mail e receba todas as novidades do estudando internet diretamente em seu e-mail.

  •   
  •    

Nenhum comentário:

Postar um comentário